segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rumo a Brasília

Conseguimos uma consulta para o Artur no Hospital da rede Sarah Kubitchek, em Brasília, referência em reabilitação. Vamos até lá para saber como os especialistas avaliam o Artur e principalmente para ter certeza que estamos fazendo tudo o que é possível pelo nosso guerreiro, ou e se há "algo mais" que possa ser feito. A consulta é dia 13 de dezembro. Estamos ansiosos.

Querendo mais...

Atur quer mais, cada vez mais, graças à Deus! Nosso guerreiro está brigando pra se deslocar sozinho! Segue tentanto rastejar e rolar, e nós, estimulando. Dá gosto ver ele tentando avançar, e o pai, emocionado, ajudando, vibrando. Já notamos progressos nessas áreas.
Há poucos dias, começou a produzir um novo som, algo parecido com "brbrbrbrbr", que faz juntando os lábios. Seguimos com a fono, com exercícios para dessensibilizar a região bucal, que apresenta reflexo exagerado de busca e mordida, e para lateralizar a língua.
Na visão, mais um salto! Na última avaliação, ganhamos parabéns. Artur está enxergando de perto, com ambos os olhos, até objetos bem pequenos e sem contraste. Também nos "encontra" quando o chamamos de um lado e de outro, e acompanha nosso deslocamento. Agora, a orientação é para seguir com os exercícios à média distância, a cerca de um metro. Já começamos, rumo a mais este desafio!
No final de semana fomos à piscina e ele se divertiu como nunca. Demorou um pouco pra se soltar, mas nos últimos 20 minutos, "nadou, nadou e nadou", mechedo vigorosamento ambos os braços e pernas. Notamos que ele sustentou melhor a cabeça, pois desta vez, não "tomou água" da piscina!

Por enquanto, é isso. Por enquanto...
 

domingo, 2 de outubro de 2011

Novas habilidades

Não estou conseguindo atualizar o blog com a frequência que gostaria, mas o importante é que o Artur segue adquirindo novas habilidades. Então, vamos aos fatos...
Há poucos dias, ele começou a passar os objetos de uma mãozinha para a outra. Pode parecer pouco para um criança com desenvolvimento normal, mas para ele, e para nós, é uma grande conquista! Também já demonstra que deseja rastejar e, quando ajudamos, já consegue se deslocar desta forma.
Agora, estamos intensificando os exercícios para braço e mão esquerda, que insiste em ficar fechada e muito tensionada, prejudicando a função desse membro. Também continuamos lutando contra a extensão da cabeça e pescoço. Tá bem difícil, a todo momento ele quer se jogar pra trás. É uma forma que tem de se movimentar, de expressar que está contente, irritado, etc, mas é prejudicial. Então, temos que inibir esse movimento e ensinar os corretos. Persistência, persistência, persistência...
A agenda do Artur está cada vez mais apertada. Tá ficando difícil conciliar os horários pra poder acompanhá-lo em todas as atividades. Agora, também começamos sessões semanais com a fonodióloga, pois Artur está deixando a língua muito pra fora.
Por hora, é isso. Nosso Artur segue lutando, e vencendo!

Até a próxima.